O Chamado de Deus a Jeremias: Mudanças Profundas na Vida de um Profeta
Jeremias 1:4-10
4 Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
9 E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
No capítulo 1 do livro de Jeremias, encontramos um diálogo entre o profeta e Deus. Deus afirma que o conhecia antes mesmo de ser formado no ventre e o designou como profeta para as nações. Jeremias, por sua vez, se sente incapaz e inseguro, argumentando que ainda é jovem e não tem habilidade para falar em público.
Deus responde a Jeremias de forma encorajadora. Ele assegura que o capacitará e o guiará em suas palavras e missão. Mesmo diante das limitações humanas, Deus promete estar com Jeremias e livrá-lo de qualquer adversidade que enfrentar.
Deus instrui Jeremias a se colocar sobre as nações e reinos, com a missão de arrancar, derrubar, destruir, arruinar, edificar e plantar. Esses verbos representam a transformação profunda que ocorre quando respondemos ao chamado de Deus.
Ao obedecer ao chamado divino, experimentamos mudanças significativas em nossos pensamentos, comportamentos e crenças. Nossas perspectivas se alinham com a vontade de Deus, nossas atitudes refletem os valores do Reino e nossas crenças são renovadas pela verdade da Palavra de Deus.
Romanos 12:2 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2 nos lembra da importância de não nos conformarmos com os padrões deste mundo, mas de sermos transformados pela renovação de nosso entendimento. Assim como Jeremias, ao permitirmos que Deus opere em nossas vidas, experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O exemplo de Jeremias nos ensina que, ao respondermos ao chamado de Deus, somos capacitados e transformados para cumprir a missão que Ele nos confia. As mudanças são visíveis em nossa forma de pensar, agir e crer, refletindo a obra poderosa de Deus em nossas vidas.
Que possamos, como Jeremias, estar disponíveis e dispostos a obedecer ao chamado de Deus, confiando na Sua capacitação e proteção em todas as circunstâncias.
Deus abençoe ricamente sua vida, permaneça na paz do Senhor.
Compartilhe este conteúdo, pois juntos podemos alcançar mais vidas com a mensagem transformadora do Evangelho.
Siga-nos em nossas redes sociais:
Nosso Canal no Youtube: @canaloquedizabiblia
Nosso Canal no Instagram: @canaloquedizabiblia
Nosso Canal no Facebook: @oquedizabibliasagrada