OS MUROS DE JERICO
No Antigo Testamento, em Josué capítulo 6, temos uma história dos israelitas, tendo a cidade de Jericó quando entraram na Terra Prometida, depois de peregrinar no deserto durante 40 anos. De acordo com o relato bíblico, após os israelitas marcharem em torno da cidade uma vez por dia durante seis dias, em que o sétimo dia rodearam a cidade sete vezes. Na sétima volta, os sacerdotes tocaram as trombetas, o povo gritava e as paredes caíram completamente.
A primeira grande escavação do sítio de Jericó, localizado no sul do vale do Jordão, em Israel, foi conduzido por um time alemão entre 1907 e 1909. Eles encontraram tijolos empilhados na base do monte de terra em que a cidade foi construída. Não foi entendido até que um arqueólogo inglês chamado Kathleen Kenyon escavou no local novamente utilizando métodos modernos nos anos cinquenta, uma vez que foi entendido que essas pilhas de tijolos eram. Ela determinou que eles faziam parte da muralha que ruiu quando a cidade foi destruída!
Queda do muro de Jericó
A história da Bíblia continua a dizer que, quando as paredes desabaram, os israelitas invadiram a cidade e queimaram. Arqueólogos encontraram evidências de uma destruição generalizada pelo fogo exatamente como a Bíblia se refere. Kenyon escreveu em seu relatório de escavação, “A destruição foi completa. As paredes e pisos foram tingidos de preto ou avermelhada pelo fogo e cada sala estava cheia de tijolos caídos, madeiras, utensílios domésticos e, na maioria dos quartos os destroços que caíram foram completamente queimados. ”
O que causou as fortes muralhas de Jericó ao colapso?
A explicação mais lógica é um terremoto. Mas a natureza do terremoto foi incomum. Atingido tal forma que permitiu que uma parte da muralha da cidade no lado norte do local ainda está de pé, enquanto que em todas as outras partes do muro caiu. A Casa de Raabe era, evidentemente, localizada no lado norte da cidade. Ela era a prostituta cananéia que escondeu os espiões israelitas que tinham vindo para investigar a cidade. A Bíblia diz que sua casa foi construída contra a parede da cidade. Antes de retornar para o acampamento israelita, Raabe disse aos espiões para levá-la para casa de sua família e eles seriam salvos. Segundo a Bíblia, a casa de Raabe foi milagrosamente poupada, enquanto o resto do muro da cidade caiu. Este é exatamente o que os arqueólogos encontraram. O muro do lado norte da cidade permanece intacto e a casa foi fabricada contra a parede em si.
A hora do terremoto e da forma em que seletivamente derrubou o muro da cidade sugere algo diferente de uma catástrofe natural. A Força Divina foi lançada. No Novo Testamento, lemos: “Pela fé os muros de Jericó caíram depois de rodeados por sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu juntamente com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias” (Hebreus 11:30-31) .



















