Refeição noturna do Senhor, esse é o nome que as Testemunhas de Jeová dão para a ceia, a ceia que nós cristãos ortodoxos comemoramos todos os meses. Algumas instituições até comemoram semanalmente. Não existe aí uma definição bíblica para isso. Exatamente o que acontece é que a maioria das igrejas ortodoxas cristãs elas comemoram a ceia, esse Memorial, uma vez por mês. O objetivo é trazer à memória, como o próprio nome já diz, a morte e ressurreição de Cristo, ou seja, o sacrifício de Cristo, a sua morte na cruz.
Mas esta seita, a Testemunha de Jeová, ela tem uma peculiaridade nessa questão. Começando pelo nome, quando eles dizem refeição noturna do Senhor, e eles dizem ser noturno porque ela aconteceu à noite, então por isso foi uma refeição noturna. É nesse sentido que eles então usam essa nomenclatura. Outro detalhe é que eles participam e realizam essa refeição, que eles chamam noturno do Senhor, uma vez por ano, no mês de Nissan, que é o começo do ano judaico. Sempre no dia 14, 15 ou 16 de Nissan, na segunda quinzena, no início, no final da primeira quinzena, por assim dizer, do mês de abril. É mais ou menos quando acontece essa refeição que eles dizem. E aí acontecem as questões.
Eles, na revista Sentinela, eles vêm trazendo algumas informações a respeito desse acontecimento. Eles usam, obviamente, o texto bíblico que nós usamos também. Por exemplo, ali na carta de primeira Coríntios, primeira carta aos Coríntios, lá no seu Capítulo 11. Nós vamos até ler aqui, primeira carta aos Coríntios, no seu Capítulo 11, a partir do versículo número 27, que diz assim: “A primeira carta aos Coríntios, Capítulo 11, Versículo 27: ‘Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo come e bebe juízo para si mesmo.'” Porque nós lemos esses Versículos 27, 28 e 29.
Porque dentro desta reunião que eles fazem dessa comemoração, por assim dizer, da refeição noturna, somente aqueles que são chamados ungidos espiritualmente ou ungidos pelo Espírito Santo é que podem participar. Eu vou ler algo que está aqui numa Revista Sentinela, a qual eles vêm falando sobre essa questão. Eles dizem assim: “Presentes como observadores respeitosos.” E eles colocam assim: “Devem aqueles que participam da celebração dos emblemas do corpo e do sangue de Cristo ser batizados nas águas e ungidos com o espírito santo. Eles devem discernir o corpo simbólico de Cristo e serem associados com a classe dos 144 mil.” Esse é um detalhe.
Então, somente os 144 mil é que podem participar dessa refeição. Eles dizem o seguinte: “Portanto, as Testemunhas de Jeová não convidam membros da igreja de denominações da cristandade para a celebração da ceia do Senhor. Em vez disso, elas convidam e encorajam todos a se unirem com elas em observar a refeição noturna do Senhor, uma festa anual. Visto que este evento é uma expressão visível da união fraterna entre os irmãos espirituais.” Eles vêm, obviamente, usando o texto bíblico, como já falei, mas eles têm uma peculiaridade nesse entendimento. Eles têm uma peculiaridade nessa questão.
Vamos analisar juntos então essas questões. Porque isso é muito importante. Primeiro que eles usam a primeira carta aos Coríntios, Capítulo 11. Nós já lemos, eu já li os versículos 27, 28 e 29. Obviamente o contexto todo você tem que ler. Agora, eu gostaria de falar sobre isso que eles colocam sobre os 144 mil.
Na verdade, a Bíblia fala sim dos 144 mil. A Bíblia diz lá no livro de Apocalipse, Capítulo 7, Versículo 4, “E ouvi o número dos assinalados, 144 mil assinalados de todas as tribos dos filhos de Israel.” Eles pegam essa passagem e dizem que esses 144 mil são os únicos que podem participar dessa refeição noturna. Obviamente eles estão errados. Eles estão equivocados nesse entendimento.
Esses 144 mil, na verdade, são um símbolo de um número completo e perfeito, que é formado por 12 tribos de Israel multiplicado por 12 mil. Isso nos traz o número 144 mil. E aí temos o simbolismo das tribos e dos doze apóstolos. Portanto, esses 144 mil são símbolos de todos aqueles que são salvos por meio da fé em Jesus Cristo, tanto os de Israel quanto os gentios. Não é um número literal, é um número simbólico.
Essa interpretação das Testemunhas de Jeová é uma interpretação equivocada, e isso acaba trazendo uma limitação e um erro grave na compreensão do sacrifício de Cristo e da participação de todos os crentes na ceia do Senhor. Porque a ceia do Senhor não é uma festa restrita a um pequeno grupo, mas é um memorial aberto a todos os crentes em Jesus Cristo, independentemente de raça, nacionalidade ou status espiritual.
Então, podemos concluir que a interpretação das Testemunhas de Jeová sobre a refeição noturna do Senhor é baseada em um entendimento equivocado dos textos bíblicos, especialmente em relação aos 144 mil. É importante que os crentes estejam cientes desse equívoco e busquem um entendimento mais correto e abrangente da ceia do Senhor conforme ensinado na Bíblia.
Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida sobre esse tema. Se houver mais alguma pergunta ou algum outro assunto que queira discutir, fique à vontade para perguntar. Estou aqui para ajudar.
:: Pr. Cláudio Rosa de Oliveira
Nosso Canal no Youtube: @canaloquedizabiblia
Nosso Canal no Instagram: @canaloquedizabiblia
Nosso Canal no Facebook: @oquedizabibliasagrada
Grupo de Whatsapp:


















